segunda-feira, 28 de abril de 2008

Sabores da América Central e Caribe



O bar El Chicano, no Parnamirim (que por acaso tem uma decoração que me agrada muitíssimo, cheia de penduricalhos), lançou um festival com iguarias da América Central e do Cabibe. A consutoria é de Maurício Crippa.
Experimentei cada uma delas. A maioria acompanhada com molhos apimentados, que amo. O lugar é perfeito para bebericar e petiscar.
Vão abaixo os seis pratos. Escolha o que mais se encaixa ao seu paladar:

- Pastéis da Jamaica (carne bovina picada marinada com rum, pimenta da Jamaica, gengibre, tomilho, cúrcuma refogada com cebola, alho, tomates, cebolinha e salsa);

-Camarões Borrachitos de Cuba (camarões inteiros, marinados com suco de limão, louro, pimenta da Jamaica, pimenta do reino, vinagre de vinho, refogados no azeite com cebola e flambados com rum);

- Colombo de Porco da Martinica (Lombo suíno em cubos, marinado com vinagre de vinho, vinho branco, azeite de oliva e cravo-da-índia refogado com cebola, alho, berinjela, abobrinhas e batatas temperadas com pó de Colombo).

- Carne Quezalteca da Guatemala (carne bovina e lombo suíno temperados com vinho branco, canela, cravo-da-índia, pimenta da Jamaica, açúcar mascavo refogado com cebola, tomates, passas, castanhas, azeitonas e bananas);

- Peito de Frango com Molho de Coco e Curry da Costa Rica (filé de peito de frango, temperado com pimenta do reino e molho inglês, salteado com gengibre, pimentões, cebola e champignons ao molho de leite de côco e curry)

- Pastel de Frijoles Y Carne de El Salvador (pastel com massa de milho, recheado com creme de feijão, carne bovina picada, tomates, cebola, pimentões e queijo).
Rua Sabastião Alves, 45, Parnamirim. F: 3269.5311

La Pasta Gialla com novo menu


A grife La Pasta Gialla, do chef Sérgio Arno, renovou o cardápio nas suas nove franquias, inclusive no Recife. Com sabores mais acentuados, o menu conta com a presença de ingredientes como ragú de cabrito, mortadela, carne seca e calabresa, além das novas bruschettas, referências da casa. As opções de carnes foram incrementadas com baby beef grelhado ao molho de ervas e com o cabrito assado lentamente ao vinho branco com brócolis e batatas ao alho, bacon e alecrim. Para quem prefere frutos do mar, Arno criou o bacalhau com batata palha e arroz de brócolis, além de dar vez ao tradicional camarão ao leite de coco e tomate com arroz branco. O La Pasta Gialla mantém serviço exclusivo de vinho em decanter em 250, 500 ou 750ml e conserva as bebidas em adega climatizada.


A bruscheta da foto é de salmão defumado e pupunha.


Rua das Graças, 105, Graças. F: 3221-9846.

Pernambucano ministra curso de cachaça na Alemanha

O conhecimento e prazer deo engenheiro Jairo Martins ao falar de cachaça conquistou a cidade de Munique, na Alemanha. A Münchener Volkshochschule, uma espécie de universidade do saber, convidou o executivo pernambucano para ministrar essa semana o curso Cachaça und Caipirinha: Kultur und Genuss aus Brasilien (Cachaça e Caipirinha: cultura e prazer do Brasil).

Para Jairo Martins, autor do livro Cachaça: o mais brasileiro dos prazeres, que mora e trabalha em Munique, o objetivo do curso é divulgar a cachaça como autêntica bebida brasileira e disseminar para a população européia o conceito da bebida artesanal, desde a produção da cana até o consumo como aperitivo e digestivo, além da caipirinha. "A cachaça tem potencial para estar presente nas cartas de bebidas de restaurantes e bares de todos os gêneros", acredita.