quinta-feira, 3 de abril de 2008

Leitor que mete a colher

O jornalista Lula Portela deu a sugestão, logo acatada. É ele quem abre este novo marcador de DeGustAÇãO do BLOG da GASTRÔ: Leitor que mete a colher.
Ai vai o post. Mande também suas experiências, com foto ou não. Espero que essa bricadeira vire hábito.

Alho pra... caramba

Oi, Aline, sabe um lugarzinho muito bom que eu fui dia desses? O Bar de Vera, logo alí, no Pina. A dona da casa é cozinheira de mão cheia e comanda de perto as bocas do fogão. O prato mais famoso é o Rosbife ao Alho. E bote alho nisso. A peça de rosbife alta vai ao forno também com batatas, cebolas e tomates. O prato era bem conhecido lá do Recife Antigo, onde Dona Vera tinha o seu bar na Rua do Apolo. Bem recentemente eu descobri que ela tava na rua em frente ao empresarial JCPM. Outra coisa que eu comi por lá e que não é tão fácil de se encontrar foi o Siri Mole. Também com alho pra... caramba. Nada melhor pra acompanhar uma cerveja gelada. Ou várias.
bjs, Lula





Garçons-irmãos

Queria inaugurar logo este marcador do BLOG da GASTRÔ: Amigo garçom.
Numa cidade de boas comidas e péssimos atendimentos, quando aparece um garçom atencioso é como se a refeição ganhasse mais tempero.

E, quando penso em garçom no Recife, vem logo a imagem dos garçons-irmãos Rodrigo e João Paulo. Acho que sem eles o Burgogui, restaurante coreano no Espinheiro que adoro, não teria tanta graça.

Vai pra eles este post.

...
Ah! A carne de lá não é de cachorro.

A la Marabiza

Não tenho foto. Mas a farei com certeza no próximo sábado. Vou receber amigos especiais com uma reinvenção de um dos pratos mais marcantes, pelo menos para mim, dos últimos tempos. O sabor do A la Marabiza, da Osteria Fornaretto, em Boa Viagem, é divino. Carne temperada em especiarias, marinada no tinto, com coxão mole cozinhado em pressão até desfiar. Esse molho, que é tradicional na família da cozinheira Marisa, vai com penne ou nhoque, este último sugestão dela.

Tentei imitar o inimitável e surgiu algo tão bom quanto. Será por um tempo cartão de visitas aqui em casa. No preparo, usei Malbec. Não sei que vinho Marisa usa.

Ribeiro de Brito, 597, Boa Viagem Telefone: 3326.9191 e 3467.5088

PS IMPORTANTE: A Fornaretto não cobra taxa rolha. Leve seu vinho.