terça-feira, 8 de abril de 2008

Nez: presta ou não presta?

O Nez Bistrô (se pronuncia , nariz em francês), na Praça de Casa Forte, participa também do Brasil Sabor 2008. O prato criado pelas chefs Taciana Teti e Lícia Maranhão para o festival é o Filé ao Bacco (na foto de Eudes Santana). Não experimentei (ainda), mas estive lá numa coletiva de imprensa no mês passado e comi um fabuloso nhoque com osso buco desfiado. Estava realmente bom e fiquei surpresa com a opinião de um colega de redação sobre a cozinha do restaurante. Ele disse que experimentou um risoto de alho poró e camarão que estava "muito ruim" e que a bruschetta de lá é "terrível". Bem, não comi nenhuma das duas iguarias citadas, mas concluo que todo restaurante deve passar por isso: desagrada uns e agrada outros. Preciso ir mais vezes para tirar a dúvida!

Ah! O Nez conta no piso superior com uma adega bem legal, da importadora Zahil.

81 restaurantes no Brasil Sabor

Amanhã tem início mais um festival Brasil Sabor. O evento é realizado pela Abrasel e consegue reunir mais de 1500 restaurantes do país, que se empenham para criar pratos exclusivos para o evento. Esta será a terceira edição e, só em Pernambuco, 15 novos restaurantes aderiram ao roteiro. No total, 81, incluindo alguns de cidades do interior.
Vale experimentar as novas criações para o festival e perceber o quanto os nossos restaurantes estão evoluindo tanto em sabor quanto em apresentação dos pratos.
Até 11 de maio.
Confira os participantes e suas receitas no http://www.brasilsabor.com.br/

Pomodoro com frutos do mar

Cheio de idéias, o chef Duca Lapenda deu uma incrementada em seu enxuto cardápio do Pomodoro Café, Pina. Ele agora investe em "sabor de maré", sevido em panelinhas (Speciale en Padella). Comi um delicioso arroz asiático cozido em açafrão e molho de frutos do mar. Molhadinho, suculento.
Comecei a escrever do meio pro começo, mas não tem nada não, em blog pode. Na entrada, Duca apresentou a Mozzarela Alla Neroni. Trata-se de bolinhos de mussarela de búfala empanados e montados sobre molho de tomate especial. Esse molho de tomate do Pomodoro Café, aliás, é divino com qualquer coisa!

A sobremesa nova é simples, mas atende bem ao paladar recifense: creme de goiaba e queijo com outro algo que não consegui identificar. Chama-se Cappuccino Romeo e Julieta.

Sentamos na parte nova do restaurante. Um terracinho muitíssimo simpático, criado por Zezinho Santos. Adoro ladrilhos hidráulicos, e os P&B que ele jogou na parede lateral ficaram fantásticos

Duca Lapenda contou tantas novidades que este post ficaria grande demais. Direi depois em outros, tá?
Rua Capitão Rebelinho, 418, Pina Telefone: 3326-6023
foto: Jaqueline Maia

Com cuscuz fica melhor

Sábado passado, como já havia anunciado aqui, recebi quatro grandes amigos em casa. Eles comeram a reinvenção do molho Marabiza, da Osteria Fornareto (veja um dos posts abaixo). Pois bem, o molho de carne caiu bem com penne. Mas, no dia seguinte, principalmente para quem cozinha, a comida fica muito melhor. Rimei o preparo que leva muito vinho malbec com cuscuz marroquinho. Foi um almoço especial para dois.



Ah! Na noite de confraternização tomamos um JP Chenet Cabernet-Syrah. Um vinho francês de garrafa muito legal, com gargalo tronxo. Francês sim, mas da próxima vez vou dizer à minha amiga que o trouxe que invista os R$ 21 num chileno. Fraquinho, fraquinho de aroma e sabor.