quarta-feira, 30 de abril de 2008

O bacalhau de Rafael

Rafael Chamie é um cozinheiro dedicado. Vai para cozinha pelo prazer de criar e servir. Há algum tempo ele tem salvado os almoços de quem trabalha em Santo Amaro. Em seu Capitão Lima, capricha nos preparos com ingredientes diferenciados e bola pratos do dia.
Agora, toda QUARTA, ele faz um bacalhau empanado (R$ 16,50). Ainda não provei, mas deve ser gostoso que só (como as demais coisas que saem daquela cozinha).

Para petiscar, não deixe de pedir o Tropeirinho Azuki (um tropeiro levemente apimentado, feito com feijão azuki). É prata da casa!


Rua Capitão Lima, 102, Santo Amaro. F: 3222-5344.

foto: Beto Figueiroa/ Aurora

Rodízios de sushis: tá tudo osso!

Ontem, por volta das 23h, entrei no ZEN (Rua da Hora, Espinheiro) para comer um sushizinho básico. O lugar, diferente de muitos restaurantes nipônicos, oferece rodízio com pratos feitos na hora. No salão, só uma mesa com 4 pessoas (que já estava quase terminando) e eu e meu amor em outra. Pois bem, pedimos uma missô (que por sinal estava boa) e uma porção de tekamakis. O pedido veio errado. A água com gás também foi esquecida pelo garçom (evidentemente, a fim de largar logo do serviço). Veio outro garçom e arrancou o prato errado da mesa, meio indignado com o colega (e eu com isso?). Nem ao menos perguntou se gostaríamos de provar a iguaria.
Chegaram os primeiros sushis e o arroz estava molhado demais.
Comemos tudo. Era a fome. Quando íamos fazer a segunda rodada de pedidos, o garçom diz que a cozinha está encerrando às 23h30. No nosso relógio eram 23h20 e no dele 23h25.
Tudo bem que tem horário para encerrar, mas não é indelicadeza demais com os únicos clientes presentes no restaurante? Não dava para estender o prazo pelo menos mais 10 minutos? Não há formas de agradar o cliente, fazer com que ele volte sempre?
Comemos os últimos sushis com os garçons literalmente passando a vassoura. Cheirinho de Veja Multiuso no ar. Até a música do restaurante desligaram.
Fico p. da vida com isso!