segunda-feira, 31 de março de 2008

Delícias do alemão


O chef alemão Marcus Herdle passou uma temporada na cozinha do Capitão Lima, em Santo Amaro e agora migrou para o bar Seu Cafofa, em Casa Forte. Todas as quartas-feiras à noite ele estará no local preparando quitutes típicos de seu país. Para entrada, Marcus apresentará variedades de lingüiças, além da genuína salsicha branca, perfeita para ser degustada com mostarda. Também faz o filé suíno acebolado, com batatas fritas, que acompanha bem a cerveja gelada. Duas opções de pratos principais, que custam em média R$ 20, poderão ser apreciados: o joelho de porco com batatas cozidas, manteiga marrom e chucrute e a bisteca defumada com chucrute e salada de batatas.
//Estrada do Encanamento. Informações: 3268-6821.

Ragú del Diablo

No último sábado, um amigo preparou um Ragú. A iguaria leva linguiças portuguesas, italianas e carne bovina e de porco escolhidas cuidadosamente. Tudo é moído ainda no açougue. Bacon e polpa de tomate caseira com especiarias também vão à panela. O molho de sustança é servido com penne grano duro e parmesão ralado na hora. Para acompanhar, a jornalista enófila Fabiana Gonçalves (http://www.escrivinhos.com/) sugeriu vinhos da uva Cabernet Sauvignon. Pelas taças passaram rótulos como o Nieto Senetiner Cabernet Sauvignon 2006 e o Finca Flichman Malbec Roble 2006. Tomamos também, o Graffigna (aquele com rótulo vermelho) que quase nos desanimou para o resto da noite (de tão ruim que era).

Mas, o campeão foi o Casillero del Diablo 2006, que mostrou porque é um dos ícones da vinícola Concha y Toro. Com forte aroma de chocolate e baunilha, ficou perfeito com bruschetas de paõ sírio que preparei.

Pizzaria Atlântico

Tatiana Meira passou na semana passada na frente do La Capannina, de Boa Viagem, e viu que a pizzaria terá trabalho com novo concorrente. Na casa ao lado, será aberta a terceira filial da Pizzaria Atlântico. A casa, surgida em Jardim Atlântico (Olinda) em 1987, também faz sucesso na Av. Rui Barbosa (Graças) e na Av. Recife (Ipsep). Tem as crianças como grandes consumidores, principalmente pelos brinquedos da área de lazer. Já a pizza agrada aqueles que gostam de massas grossas e com muito queijo - bem diferente da finíssima La Capannina.

Fotos para festival Cinco Sentidos

O festival gastronômico que ocorrerá em abril, comandado por Edgard Homem, contará com a participação da Aurora Fotografia, de Daniela Nader e Beto Figueiroa. A dupla de fotógrafos fará um ensaio com os chefs dos restaurantes participantes, entre eles Aníbal Fernandes (Chiwake), Meiga Von Liebig (Chateau Brillant) e Douglas Van Der Ley (É).

Almoço no quintal

A bufeteira Letícia Antunes e sua filha Karina abrirão em breve a agradável casa no bairro do Fundão para almoços dominicais. A proposta será de comidinhas caseiras, degustadas em baixo das árvores do espaço de recepções.
F: 3443-4086.

De Faro para Kojima


Corre o boato de que Alexandre Faeirstein, do Kojima, vai abrir uma filial de seu restaurante japonês no charmoso ponto onde funcionou o Faro, de Mônica Dias. O lugar, com fachada em madeira, fica na Av. Conselheiro Aguiar, Boa Viagem. Um luxo.
foto: Edvaldo Rodrigues

Rango da night

Definitivamente, na Zona Norte do Recife é difícil conseguir um lugar com comidinha gostosa e revigorante para depois da farra. Quase sempre resta-nos sanduicherias ou a velha Cantina Star, na Conde da Boa Vista. Lá, os garçons de gravata borboleta servem porções a la carte, como filé a parmegiana com fritas. Mas, confesso, não é sempre que dá para encarar o undergroung.

Como quem morre na praia, fui parar no último sábado no Bugaloo, nas Graças. Era 1h da madruga e o espaço Gourmet do local estava aberto. Pedi um espaguete com molho de salmão e Beto foi de linguini com camarões. Para nossa surpresa, estava ótimo. O menu de lá recebeu consultoria do cuidadoso chef Hugo Prouvot. Pena que as portas do Espaço Gourmet fechem às 1h30. O lado Norte da cidade merece lugares legais para se matar a fome da madrugada.