terça-feira, 6 de maio de 2008

Rio Sol: o melhor tinto brasileiro?


O vinho Rio Sol foi escolhido o melhor tinto do Brasil pelo júri da Expovinis 2008. Produzido pela vitivinícola Santa Maria, no município de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco), empatou na pontuação com o gaúcho Marson Gran Reserva, que custa quase o triplo do preço do Rio Sol e, ao meu paladar, é muito mais agradável.

Bem, não sou lá uma especialista em vinhos. Gosto de degustar e soltar opiniões no ar (que para leigos como eu, é muito confortável). Por isso, dou a palavra a Fabiana Gonçalves, jornalista pernambucana autora do http://www.escrivinhos.com/. Foi lá que peguei a notícia. Fabiana destrincha com mais propriedade as características dos dois rótulos concorrentes. Confira!


Comedoria de Mercado

Gente boa que adora uma comidinha sem frescura,
tá rolando na cidade o 2º Circuito Comedoria de Mercado. No guia de bares, estão cantinhos dos mercados da Encruzilhada, Madalena e Boa Vista. Eu, sem pensar duas vezes, encaro aventuras da dita baixa gastronomia feliz da vida. Como são mais de 40 opções, divididas nos três populares mercados, vou indicar aqui um de cada, sem medo de errar.

Mercado da Madalena
Bar do Arthur

Para o circuito, ele apresenta uma fava frita com carne de sol ou charque. O tempero dele é absurdo e, fritar a fava cozida, junto com a carne, é uma invenção pra lá de criativa. Se estiver com tempo, peça a costela bovina apimentada no bafo. O prato demora em torno de duas horas pra sair. Mas vale esperar. E como vale!






Mercado da Encruzilhada
Bragantino

Sabe aquela comidinha caseira fantástica? Tá lá, no Brangantino. Se quiser almoçar no lugar no sábado ou domingo, chegue cedo. A boemia aporta no local por volta das 10h30 e, ao meio-dia, todas as mesas jáestão ocupadas. Bolinhos de bacalhau e até mesmo o pescado ao molho de coco são ótimos. A sugestão da casa é Dobradinha à moda do Porto.

Mercado da Boa Vista
Bar do Batatinha
Costumo comer a galinha à cabidela como petisco. O sarapatel também é bom pacas. Mas para o festival, Batatinha oferece um Patinho com charque. Vou lá experimentar o prato esta semana, Deus queira. Adoro sentar embaixo daquelas árvores, ouvir um sambinha miúdo e bebericar uma cerveja gelada.