terça-feira, 1 de abril de 2008

Degustação no Raval

Amanhã tem mais uma 4ª dos Vinhos no Raval Bistrô, Graças. Edson Rosas prepara um menu especial para harmonizar com vinhos escolhidos pelo francês Christophe Playoust, da loja Pontevino. Há alguns meses a loja está instalada na mesma casa do Raval. A dupla tem feito combinações bem elogiadas. Ainda não experimentei, mas qualquer quarta dessas apareço por lá.

A primeira quiche

Aspirantes recifenses a chefs terão uma missão bem interessante este mês. O bar e cafeteria Le Brésilien, na galeria Joana D´arc, Pina, promove o festival Minha primeira quiche. O concurso funciona da seguinte forma: estudantes de gastronomia devem bolar receitas originais para essas tortinhas salgadas, muito comuns na cozinha francesa, mas de origem alemã. Vale reinventar a massa e o recheio. Para inspiração, os participantes terão a tradicionalíssima quiche Lorraine, preparada pelo chef Robson Lustosa, do Le Brésilien.
Cada faculdade tem sua dupla representante. Suas criações serão julgadas no dia 17 de maio e, ao fim, receberão um conjunto de facas da Tramontina. Além disso, pode ser que as novas quiches entrem no cardápio do Le Brésilien, "dependendo da aceitação do público", segundo o restauranter Georges Thévoz.

Participam as faculdades FBV, Universo, Senac, Maurício de Nassau e UFRPE.

Le Brésilien - Galeria Joana D´arc (Av. Herculano Bandeira, 513, loja 13, Pina). // F: 3326-1879

BLoG da GasTrô: mais de 100 acessos nas primeiras horas de vida


Há tempos queria fazer um blog desse tipo. Compartilhar experiências gastronômicas e dar vazão à quantidade de informações que chegam diariamente na minha caixa de e-mail. Esperava que seria bem visitado, mas confesso que fiquei surpresa ao conferir que nas 12 primeiras horas de existência o BLOG DA GASTRÔ teve mais de 100 acessos.
Tim Tim!

Para comer muito camarão

O chef francês François Schimit, que mora no Brasil desde 1988, é consultor do bar Camarada, em Boa Viagem. Esta semana, o lugar passará a funcionar com almoço a la carte. As porções dão para duas a três pessoas se servirem com fartura.
Experimentei na semana passada um prato que levava o crustáceo com shitake fresco (dos grandes) ao molho de creme de leite e vinho branco. É acompanhado de um bem cuidado arroz à grega e purê de batatas gratinado. Não sobrou nadinha na caçarola. Estava delicioso e indico sem medo de errar.
Em horário de almoço, as portas do bar se fecham para que o ar-condicionado seja ligado.


Na ocasião, conheci Fronçois, um chef-surfista, de bem com a vida, morador da paradisíaca praia da Pipa (RN) e que passa seu bem-estar para a comida.

Rua Baltazar, 130, Boa Viagem (pela Conselheiro Aguiar, entra à direita na esquina do restaurante Soho). F:3463-7874.

O dia da mentira também é dia do tomate

Pois é, esse fruto apreciado no mundo todo tem dia certo para ser comido. O motivo, não me perguntem. Só sei que vi isso num desses livros que marcam datas comemorativas. Se é verdade ou não, não pude deixar de registrar e sugerir o molho de tomate feito por Francesco Carreta, da Trattoria Don Francesco, em Olinda.

Além de chegar à mesa acompanhando o tagliatelli que ele mesmo prepara, também é embalado à vácuo, prontinho para ser degustado em casa. Divino.

Fica da Rua Prudente de Moraes, Sítio Histórico de Olinda. Fone: 3429.3852.

Ai... ia me esquecendo. Marcus Herdle, o alemão que aparece num dos posts abaixo, faz uma salada de tomates maravilhosa, que cai muito bem com churrasco. É simples: corte o tomate em fatias finas ao comprido e tempere com alho machucado, cebola ralada, pimenta-do-reino, salsa, mostarda, azeite, vinagre e sal a gosto.

Festival enogastronômico

O Club do Vin, em Boa Viagem, realizará em todas quintas-feiras, até o final de abril, uma experiência enogastronômica fascinante. Vinhos escolhidos pelo sommelier Marcos Nascimento são harmonizados com menu francês contemporâneo criado pelo chef Hugo Prouvot. A cada semana serão servidos entrada, prato principal e sobremesa, numa combinação inusitada e muitas vezes ousada. É uma ótima oportunidade para quem quer conhecer diferentes rótulos e saber suas potencialidades diante de quitutes divinos.

Na desgustação para imprensa, particularmente me encantaram duas combinações de pratos principais. O Filé de robalo em crostas de ervas, camarão seco, lasanha de abobrinha, cenoura e palmito ao molho confit de acerola com o Classic Chardonnay 2006 - Viña Carmem. Muito aromatizado, suave e marcante. O vinho branco não deixou a desejar aos tintos da noite. A goiaba fica presente no palato e no perfume. Na boca permanece também abacaxi.




O entusiasmo veio com o sul africano Porcupine Ridge Cabernet Sauvignon 2006. Surpreendente. Intenso como todo vinho desta uva, na boca aparece amanteigado, suave com um merlot. Cresceu em sabor quando acompanhado pelo Coração de filé mignon ao molho de pimenta verde, fricassé de shitake e tomate cereja com batatas boulangere ao estragão.





O menu por dia ainda não está no site da casa (www.clubduvin.com.br), mas, acredito, pode ser repassado por telefone. 3326-5719. Rua Solidônio Leite, 26 (esquina com Conselheiro Aguiar).