terça-feira, 12 de maio de 2009

Vegetarianos sim! E com muito sabor

.Esta vai para o meu novo leitor, Rafael Mattos e sua namorada vegetariana...

Pois bem. Vou dar algumas dicas. Não sou vegetariana, mas de vez em quando meu organismo não tolera carne. Além disso, tenho amigos que "não comem cadáveres" (acho horrível quando falam isso. ui!)

1) O meu preferido: a casa de Hilda. Está num post logo abaixo. Hilda é uma cozinheira de mão cheia, da linha macrobiótica (seu mestre é Tomio Kikushi). Na casa dela, ele recebe um público seleto (normalmente são as mesmas pessoas), mas também está aberta a novos adeptos de uma culinária "integralizante", como defende seus quitutes. Gilberto Gil, inclusive, quando vem ao Recife, só come das comidinhas de Hilda.
Lá, o cardápio é feito por dia. A refeição simples é composta por um gohan de arroz integral (quase sempre cateto) e um pratinho secundário, com alguma pastelaria, vegetais e raízes. No completo adiciona-se sopa. Aí ela faz também o especial, que pode ser um bobó de peixe (lá, peixe entra!), ou a feijoada (nas sextas-feiras). É maravilhosa!!! A refeição completa sai em média R$ 13.
Fica na Oliveira Lima, Boa Vista (uma casa, sem placa na fachada, ao lado do muro do Nóbrega)

2) Na mesma rua, tem o Céu e Terra, que segue a mesma linha macrô. Os pães de lá são deliciosos. Este restaurante, que tem plaquinha na frente, fica logo após uma loja de revelação de fotografias.

3) Tem ainda os restaurantes dos "crentes". Chamo-os assim. Acho que são da Petencostal, não tenho certeza. Há tr~es bons restaurantes self-service, vegetarianos, na cidade. O primeiro é na Av. Norte, um pouco antes da Praça do Rosarinho (sentido subúrbio). O outro é na frente da Faculdade de Direito, no Centro. E o terceiro, por trás da Igreja do Carmo. São bem simples, baratíssimos, populares, mas muito saborosos.

4) Tem o Hare Khrisna, lá na Rua do Lazer, pertinho da Católica. Fica em frente ao templo Hare. Gostoso, mas às vezes condimentados demais.

5) O restaurante de Rejane, que tb é Hare, é muito massa. Fica ali perto da Católica também. Indo pela João de Barros, entra à logo após o sinal da Celpe. É uma casa grande, em tons verdes, do lado direito da rua. É self-service e acho, que de todos que falei até agora, é o mais caprichado. O local oferece até massagem relaxante!

6) Até agora, só dei opções de almoço. Mas, para a night, um cardápio que acho muito bacana é o do bar Central. Há opções de tira-gostos e refeições sem carne alguma. Uma coisa que adoro comer lá é o homus com pita (pasta de grão de bico com pão árabe) e a samosa (pastel indiano). há outras opções. Fica na Mamedes Simões, Boa Vista. É uma rua que fica entre o Parque 13 de Maio e a Rua da Assembleia Legislativa.

Ufa! Acho que tem mais. Como vcs perceberam, não sou boa de endereço, mas acho que pelas referências dá pra chegar.
Boa sorte e bom apetite!

Um comentário:

Flora Noberto disse...

Massa, Aline! Vai servir para mim também! Meu namorado é vegetariano também. Faz duas semanas que fomos no Central e comemos as samosas e um bolinho que não lembro o nome. Adoramos. A gente às vezes fica perplexo como bons restaurantes às vezes não tem boas saladas, só umas bem sem graças. Um que descobrimos que tem saladas incrementadas e legais é o Café Porteño.