quarta-feira, 29 de abril de 2009

O que traz boa lembrança?

.
Acabo de voltar do Oficina do Sabor, do requisitado César Santos. Lá, ele apresentou à imprensa especializada seu novo Prato da Boa Lembrança, o Tilápia a maré cheia.

O peixe (criado em açude e que virou um frisson em vários restaurantes), leva uma capa empanada crocante e é acompanhado por um mix de ingredientes. Pimentões vermelho e amarelo picadinhos, feijão verde, cebola, salsinha, abacaxi e, para dar consistência, massa gnocchetti em forma de concha e camarões cozidos.

Para nós, pernambucamos, acostumados com todos esses sabores, o prato não embala suspiros intermináveis. É simples. Mas, são dessas simplicidades que César se mantém no topo, como um dos mais conceituados chefs do Brasil. Esperto, o rapaz.

A habilidade criativa para ingredientes "da terra" foi colocada na mesa, talvez sem pretensão alguma, logo no início da refeição. Um picadinho de chuchu, com farofa e carne de sol, parecido com aquele da casa da vovó... Humm, esse sim, me levou a boas lembranças!

ps: A cerâmica do prato da Boa Lembrança 2009 do Oficina do Sabor foi pintado pelo pernambucano Reynaldo Fonseca. Para esta edião de 15 anos da associação, cada estabelecimento do Brasil pode escolher um artista.


Já está pendurado na cozinha do escritório, lindo, em tons marrons (bem diferente dos extremamente coloridos das edições passadas). Gostei! Vou tirar a foto amanhã e postar aqui.


Oficina do Sabor Rua Amparo, 335 - Olinda. F: 81. 3429-3331

Nenhum comentário: