quinta-feira, 30 de abril de 2009

Onde foram parar os tubarões do Recife? R: Na sopa

.

Nunca mais os jornais locais (e nacionais) noticiaram ataques de tubarão em Boa Viagem, Piedade, Candeias, Paiva e lá vai.
Ontem, em boa conversa com um grupo de jornalistas, chegamos à conclusão que a "culpa" é dos chineses que moram na cidade.

Explico:
Soube, por exemplo, que o dono do Tepan (na Encruzilhada), não pode saber de algum tubarão morto na areia, ou pego por pescadores, que é o primeiro a aparecer para comprar o bichano.
Com um facão, arranca-lhe logo a barbatana.
Explico de novo:
No restaurante desse senhor de olhos puxadinhos, a Sopa de Barbatana de Tubarão está constantemente no cardápio e custa a "balela" de R$ 510,00. Isso mesmo. Para 8 pessoas.

Há até uma pesquisa do grupo WildAid (ong que tem como missão dar fim ao comércio ilegal de animais selvagens), que a moda de comer sopa de barbatana de tubarão na China se transformou na principal ameaça para a sobrevivência da espécie no mundo.

O prato é comum em banquetes de negócio, política e festas chiques no país. Os consumidores chineses (e muito ricos), que consideram o prato um símbolo de status e prestígio, não estão nem aí com o impacto ambiental.

PS: Este post, que tem um fundinho de humor, não pretende deixar os chineses como totais culpados do desequilíbrio ambiental no litoral pernambucano.
Sabemos bem de quem é a culpa majoritária dos ataques de tubarão nos últimos anos. Ou não?

Nenhum comentário: