quarta-feira, 10 de junho de 2009

Comida de terreiro

Quem for ao Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) entre os dias 12 e 14 de junho terá a oportunidade de sentir os aromas e sabores da gastronomia africana com a Mostra Culinária de Terreiro. A abertura do evento, patrocinado pelo Funcultura, acontece na sexta-feira (12), às 19h, com entrada gratuita.

Na área externa do Museu, serão montadas 13 barracas administradas, cada uma delas, por um terreiro de Candomblé representando uma determinada entidade africana, ou seja, um Orixá. Nas barracas serão servidas comidas preparadas durante os rituais religiosos, também conhecidos como Xangô, praticados desde a escravidão.

“No Xangô, cada Orixá tem uma identidade com cores, danças, orações, culinária e proibições específicas. Alguns, por exemplo, como Oxalá, não toleram sal e azeite de dendê. Assim, cada Orixá tem suas oferendas preparadas de forma específica, respeitando-se as restrições dessa divindade”, explica Manoel Papai, babalorixá do terreiro mais antigo em atividade em Pernambuco, o Obá Ogunté.

Entre as iguarias que fazem parte da Mostra, estão o acarajé e o vatapá, já conhecidos dos pernambucanos. No entanto, a maioria dos pratos é restrita ao conhecimento dos frequentadores das cerimônias religiosas realizadas nas Casas de Candomblé, a exemplo do Ekurú que tem na receita o feijão macaça, cebola, camarão e o azeite de dendê.

SERVIÇO
Mostra Culinária de Terreiro
Local: Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960 - Graças)
Data: 12 a 14/06
Entrada franca
Abertura
Dia 12/06 (sexta-feira)
Horário: 19h a 21h
Realização do ritual do Origui – Invocações em Orubá entoadas pelo babalorixá e apresentações de cânticos em ritmos africanos com integrantes das comunidades de terreiro

Dias 13 e 14/06
Horário: das 16h às 21h
Apresentações de grupos de afoxés.
Encerramento no dia 14, com toadas em línguas africanas

fonte: Assessoria de comunicação da Fundarpe.

Nenhum comentário: