segunda-feira, 11 de maio de 2009

O que os olhos não veem...

.
Gentis leitores deste diário de mesa,

Devo confessar que Dia das Mães não é lá a data mais apreciada do meu calendário. Apesar de ser mãe de dois meninos maravilhosos, não exijo presentes e nem faço daquele domingo o mais esperado. Na verdade, acho tudo meio forçação-de-barra-comercial. Há quem goste, se emocione. A maioria, acredito.

Ainda mais que ontem fui recebida por uma conjuntivite, que deixou meus olhos grudadinhos na madrugada. Tô abusada. De mau humor.
...
Mas sim... Deve ser o quinto ou sexto ano consecutivo que levo para a casa da minha sogra o Tabule, porque "a salada é de Aline". Fiz uma vez, gostaram e a família pede sempre a presença dessa entradinha árabe. O danado é que ninguém organiza o que cada um vai levar. Então fica uma miscelânea louca de sabores: bife acebolado, rocambole de carne moída, feijão verde, macarrão com presunto e... Tabule. No final das contas, acho engraçado. E abro "os trabalhos" com cerveja gelada, nesse caso, "para não pensar tanto".

Dou para vocês minha receitinha de Tabule. Aprimorei depois que li o livro Aroma Árabe, de Salah Jamal (Editora Senac).


Tabule
(Para seis pessoas)


- 4 tomates verdes sem semente, bem picadinhos
- 3 pepinos sem semente e sem casca, bem picadinhos
- 1 cebola grande bem picadinha
- 1 xícara de salsa bem picadinha
- 1 xícara de hortelã bem picadinha
- 1 xícara grande de trigo para quibe
- Para temperar: sal, limão, azeite e canela em pó

Coloque o trigo para kibe umas três horas de molho. Escorra bem e misture aos picadinhos todos. tempere com sala a gosto, limão, azeite e, para dar um aroma delicioso, uma pitadinha de canela. Monte em um travessa por cima de folhas de alface inteiras.


Para comer antes e durante a refeição.

Um comentário:

rafael mattos disse...

olá, descobri seu blog por acaso e achei bem interessante. Não estou com tempo de fuça-lo por completo, apenas vi as últimas postagens. Queria umas dicas sobre cozinha vegetariana em Recife - se é que você já não o fez -, minha namorada é adepta do vegetarianismo (sem radicalismos extremos) e vive reclamando que só a levo para comer nos lugares que eu gosto. Agradeço desde já e 'keep blogging' =)